quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

UNIVERDE e Roberto Felix

Roberto Felix, graduado em Gestão e Planejamento Ambiental, defende a implementação e aprimoramento de políticas públicas em defesa do ambiente e melhoria da qualidade de vida no Rio de Janeiro. Seu trabalho voluntário no movimento civil organizado e trajetória de vida, é enriquecida com a história vitoriosa de lutas ambientais na UNIVERDE.

Depoimentos:
André Augusto(ex-presidente UNIVERDE) – Roberto Felix foi um dos principais responsáveis pela implantação da primeira secretaria de meio ambiente no município de São Gonçalo, no ano de 1997. Convidado a assumir a subsecretaria de meio ambiente, formou um grupo técnico que idealizou e propôs a implantação dos mecanismos de política ambiental.

Jair Camargo(ex-presidente UNIVERDE) – Como presidente da Fundação Instituto Estadual de Florestas – IEF(INEA), Roberto Felix dinamizou o processo administrativo da instituição, dando agilidade e transparência.


Ampliou o número de convênios com instituições públicas privadas, governos municípios e organizações sociais, para preservação ambiental, programas educativos, assistência técnica e reflorestamento.


Vilmar Berna(Jornalista/Fundador da UNIVERDE/Prêmio Global ONU) - Desde 1993, Roberto Felix vem desenvolvendo atividades de conscientização ambiental nas comunidades pela preservação dos manguezais da APA Guapimirim nos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Magé e Guapimirim.

Em 1995 foi convidado por mim, para integrar o Centro Fluminense de Estudos e Atividades sobre Ecologia e Qualidade de Vida – UNIVERDE, organização ambiental não governamental fundada em 1985.

Presidindo a UNIVERDE, Roberto desencadeou um inovador processo de mobilização social entorno do tema Ecologia e Qualidade de Vida, tendo como importantes aliados, os formadores e multiplicadores de opinião.

Neste período, os problemas ambientais, não só em São Gonçalo, mas em todo estado do Rio de Janeiro, passaram a ser mapeados e encaminhados aos órgãos públicos de fiscalização.

A mobilização da UNIVERDE gerou uma grande demanda ambiental, e a necessidade de surgimento dos primeiros Juizados específicos para o registro de ocorrências e julgamento de crimes ambientais.

Uma outra referência de mudança de hábitos, resultado do trabalho da UNIVERDE, ainda neste período, foi a proibição do uso da madeira de mangue, utilizada em larga escala, como escora na construção civil ou em fornos de cerâmicas, olarias e padarias, que passaram por um processo de adequação, até o uso de energia elétrica e gás natural.

Participando direta ou indiretamente, Roberto Felix concluiu 250 ações sociais voltadas para comunidades mais carentes no município de São Gonçalo, onde as pessoas necessitadas receberam os serviços de diversas especialidades médicas e dentárias nos Bairros de Salgueiro, Itaúna, Itaoca, Boa Vista e Boaçu.
No paisagismo e arborização urbana, foram 14 projetos executados em praças, ruas e avenidas do município de São Gonçalo que apresentam um altíssimo índice de ruídos, poluição atmosférica e poluição visual.  

São mais de 3400 mil hora/aula de educação ambiental em diversos estabelecimentos de ensino, onde além de orientação ambiental, difundindo a importância da preservação do ecossistema de manguezais.  

A criação do projeto REDE AMBIENTAL deu agilidade às ações governamentais, formando uma rede de informações, através da parceria com organizações ambientalistas, distribuídas nas regiões do Estado do Rio de Janeiro, com estabelecimento comunicação contínua, entre os integrantes da rede, identificando e abordando os problemas ambientais.  

As informações geradas pelas ONG’s das mais diversas regiões do estado, gerenciadas pela UNIVERDE e repassadas, para a Secretaria Estadual do Ambiente, possibilitando assim, o planejamento de ações a partir dos dados coletados.  

Em 2010 a coleta do óleo saturado( óleo de cozinha), completa 3 anos de execução, tornando-se a maior mobilização comunitária de São Gonçalo para reciclagem de óleo vegetal. A refinaria de Manguinhos é o destino final do material coletado, onde o óleo saturado é reprocessado e adicionado ao Biodiesel. 

Em 2011, a UNIVERDE esta lançando o Programa de Inclusão Ambiental UNIVERDE que basicamente consiste na realização de excursões ambientais em unidades de conservação ou áreas de interesse ambiental no estado do Rio de Janeiro.

O programa é voltado para estudantes e moradores das comunidades dos municípios de Itaboraí, Magé, Guapimirim, Tanguá, São Gonçalo, Maricá e Niterói. 

O programa propõe visitas guiadas, contato com a natureza, abordagem sobre a importância dos ecossistemas (mata atlântica, manguezais, rios e mares..), tornando-se uma imperdível e saudável opção de lazer.

Roberto Felix é atual presidente da UNIVERDE.
A UNIVERDE integra:

Conselho Municipal de Meio Ambiente – São Gonçalo;
Subcomitê de Bacias Hidrográficas – Trecho leste da Baía de Guanabara;

Comitê Rio em Defesa do Código Florestal Brasileiro;
Agenda 21 COMPERJ - São Gonçalo;

Nenhum comentário:

Postar um comentário